Inteligencia

Inteligência


Se, nos seres humanos soubéssemos o que
realmente significa ser inteligente e o real
significado desta palavra, que,
nada mais é que a capacidade de entender,
a palavra “burra” ficaria limitada ao saco onde
se guarda dinheiro e a fêmea do burro.

A capacidade em saber se adequar e
adaptar a toda e qualquer situação é o que define
a ordem da pirâmide da vida, isto é ser inteligente.

De quê me vale saber matemática quântica,
ser cientista, médico, astrofísico se,
ao sofrer um acidente em região desértica onde
apenas restou-me 1 garrafa de água, 1 espelho,
um revolver e uma bússola e tenho que escolher
apenas um objeto e, faço a besteira de não
escolher o espelho, que pode ser a minha
única chance de salvação.
Dentro das definições da burrice,
estarei sendo a pessoa mais burra que
há sobre a face da terra.

Taxar alguém de burro porque não fala
exatamente como eu, no mínimo,
é egocentrismo de mais.

(O único erro que Deus cometeu ao criar o homem
foi não dar uma uniformidade no modo de se
expressar ou falar, resolveu fazer uma salada de
frutas com a enormidade de idiomas que há e,
as outras tantas centenas de milhares de dialetos
e regionalismos mundo afora)

Se todos tivéssemos o dom de nos comunicarmos
em público, a oratória fosse perfeita,
a dicção impecável, que mundo seria este?
Apenas o robotizado.

As diferenças existem para sabermos respeitar,
aceitar, honrar e amar aqueles que são diferentes
do que o nosso molde.
Este é o preço que nos foi impingido quando
nos foi dado o livre-arbítrio.

Pessoas burras e tolas são aquelas
que deixam a vida passar,
não vêem o bonde passando nem
o cavalo encilhado em sua porta,
estão apenas preocupadas em falar da vida alheia,
sem que, isto traga qualquer lucro
ou benefício para o seu ser.

Ser inteligente é saber olhar ao redor e
ver que a vida não se limita ao meu mundinho,
as minhas necessidades,
aos meus desejos e caprichos.

As diferenças existem para serem respeitadas,
apreciadas e até ovacionadas, mas,
não apenas quando nos convém.

Quando aprendermos que na vida erramos muito...
acertamos pouco, mas devemos rezar todos os dias,
para que nossos acertos pesem mais que os erros,
a humanidade caminhará em
passos mais sincronizados.

(Lélia-LMSPP)



Image and video hosting by TinyPic