Dominemo-nos

Dominemo-nos


Nós, ditos seres humanos, por vezes achamos
que somos melhores que os outros,
que sabemos mais que os outros,
que podemos mais que os outros,
que mandamos mais que os outros,
que somos mais compreensivos que os outros,
que somos mais tolerantes que os outros,
que somos mais espinafrados que os outros,
que somos mais divertidos que os outros,
que somos mais amigos que os outros,
que temos uma luz divina que os outros não tem,
que somos abençoados por Deus e os outros não,
que nosso fardo é uma benção a dos outros não,
que tudo podemos, os outros nada podem,
que somos infalíveis, os outros meros falidos,
que somos emergentes, os outros sobreviventes,
que somos mais inteligentes que os outros,
que somos a inspiração, os outros não,
que podemos fazer tudo que queremos, os outros
que se limitem ao seu espaço e pequenez..

Hipócrita de quem nunca se enquadrou/enquadra
num destes itens. Bem, tem aqueles que acham
que são onipotentes, então, é evidente que não
haverá nenhum item mesmo que se enquadre.

TODOS, estamos sujeitos aos momentos do
achismo, porém, a maioria mantém este sentimento
reservado, sem ter a necessidade em expor,
enquanto uma minoria, regidos pelo sentimento de
superioridade, extravasam este achismo pisando
em tudo e em todos da mesma forma como pisamos
numa barata que corre pelos corredores da vida.

O que essa pobre minoria não sabe é que,
a energia que gastam com estes achismos desgasta
o sistema nervoso, a irritabilidade floresce, a fadiga
toma conta, a intolerância prevalece, os erros de
julgamento são constantes, arranjam inimigos como
ninguém, adoecem sem perceber, criam aversão ao
diferente, nunca estão preparados para aceitar
modificações e inovações, empobrecem de espírito e
não aproveitam à vida de uma forma prazerosa.

Viver a vida de uma forma prazerosa é usufruir
da energia emocional para o bem, guiados e
levados pela inteligência racional, pela capacidade
de aceitação e discernimento. Controlando nossas
ações e nossas “vontades” sob um olhar de que
não somos e nem seremos tão poderosos quanto
imaginamos que somos ou seremos.

Viver a vida de uma forma prazerosa é carregar
na alma e no coração a certeza de que as emoções
regidas pelo bem vivificam, enobrecem e
embelezam nossa existência, fornecendo a
verdadeira alegria de viver.

(Lélia-LMSPP)



Tordilho Negro

Correu notícias de um gaúcho
Lá da estância do paredão
Tinha um cavalo tordilho negro
Foi mal domado ficou redomão

Este gaúcho dono do pingo
Desafiava qualquer peão
Dava o tordilho negro de presente
Prá quem montasse sem cair no chão

Eu fui criado na lida de campo
Não acredito em assombração
Fui na estância topar o desafio
Correu boato na população

Era um domingo clareava o dia
Puxei o pingo e o povo reuniu
Joguei os trastes no lombo do taura
Murchou a orelha tive um arrepio

Botei a ponta da bota no estribo
Algum gaiato por perto sorriu
Ainda disseram comigo eram oito
Que boleou a perna montou e caiu

Saltei do lombo e gritei pro povo
Este será o último desafio
Tordilho negro berrava na espora
Por vinte horas ninguém mais nos viu

Mais de uma légua o pingo corcoveou
Manchou de sangue a espora prateada
Anoiteceu o povo pelo campo
Procurando um morto pela invernada

Compraram vela fizeram um caixão
A minha alma estava encomendada
A meia noite mais de mil pessoas
Deixaram da busca desacorçoadas

Dali a pouco ouviram um tropel
Olharam o campo noite enluarada
Eu vinha vindo no tordilho negro
Feliz saboreando uma marcha troteada

Boleei a perna na frente do povo
Deixei as rédeas arrastar no capim
Banhado em suor o tordilho negro
Ficou pastando ao redor de mim

Tinha uma prenda no meio do povo
Muito gaúcha eu falei assim
Venha provar a marcha do tordilho
Faça o favor monte no selim

Andou no pingo mais de meia hora
Deu-me uma rosa lá do seu jardim
Levei prá casa o meu tordilho negro
É mais uma história que chega no fim.



Querência Amada
(esta é para ti, minha amiga querida.. MARINA)

Quem quiser saber quem sou
Olha para o céu azul
E grita junto comigo
Viva o Rio Grande do Sul

O lenço me identifica
Qual a minha procedência
Da província de São Pedro
Padroeiro da querência

Ó meu rio grande
De encantos mil
Disposto a tudo
Pelo Brasil

Querência amada, dos parreirais
Da uva vem o vinho
Do povo vem o carinho
Bondade nunca é demais

Berço de Flores da Cunha
E de Borges de Medeiros
Terra de Getúlio Vargas
Presidente brasileiro

Eu sou da mesma vertente
Que Deus saúde me mande
Que eu possa ver muitos anos
O céu azul do Rio Grande

Te quero tanto, torrão gaúcho
Morrer por ti, me dou o luxo
Querência amada, planície e serras
Dos braços que me puxam
Da linda mulher gaúcha
Beleza da minha terra

Meu coração é pequeno
Por que Deus me fez assim
O Rio Grande é bem maior
Mas cabe dentro de mim

Sou da geração mais nova
Poeta, bem macho e guapo
Nas minhas veias escorrem
O sangue herói de farrapo

Deus é gaúcho
De espora e mango
Foi maragato ou foi chimango

Querência amada
Meu céu de anil
Este Rio Grande é gigante
Mais uma estrela brilhante
Na bandeira do Brasil


Image and video hosting by TinyPic