Estupidez e Onipotência

Estupidez e Onipotência


370 cavalos,
6 cilindros,
6 eixos,
volante escamotiado
piloto automático,
computador a bordo,
rastreador mais escada anti-furto,
suspensor pneumático agregando
peso ao eixo da tração,
cabina equivalente a hotel 5 estrelas.
Estas, são apenas algumas descrições
básicas do caminhão
VW 25.370 Constellation.

O primeiro pé no estribo,
desencadeia um arrepio gélido
que percorre todo o corpo.
Enquanto regula o acento e o volante
para um conforto e bem estar maior,
o sentimento de poder começa a circular
com voracidade pelas artérias e veias,
ante a grandiosidade e potência da máquina.
No primeiro instante, o coração acelera,
dá um frio na barriga e a respiração fica pesada.
Passados alguns segundos,
um torpor fugaz toma conta..
é hora de girar a chave na ignição,
cambiar, tirar o pé da embreagem e acelerar.

A sensação de dominância, de ter o poder nas mãos
e mantê-lo sob controle conforme tua vontade;
do mundo estar aos teus pés, porque,
observas tudo de cima para baixo;
a visão da insignificância dos automóveis ao teu lado;
dos pedestres, efêmeros rabiscos no acostamento;
as toneladas e toneladas que estão à mercê
da tua competência, tolerância e responsabilidade,
dão-te o poder ilusório da onipotência.

(O acima descrito, foi exatamente o que senti
quando dirigi pela primeira vez um caminhão,
não sou caminhoneira, mas é preciso sentir a força
e potência de onde vêm os proventos)

Motoristas, outros apenas projetos de motoristas,
que rodam Brasil afora mais alguns países da
América do Sul sentiram e continuam
a sentir o mesmo que eu experimentei.
Porém, com o passar do tempo e a rotina constante,
o descompasso do coração,
o frio na barriga e a respiração entrecortada
continuam lá, mas ante o condicionamento
do cérebro, passam despercebidos.
O que não muda nem uma vírgula, nem um ponto
é o sentimento ilusório da onipotência.

Está para nascer o caminhoneiro que nunca tenha
feito ao menos uma ultrapassagem forçada.

Ontem, era para ser apenas mais um dia de alegria,
de descontração, de confraternização de quase
20.000 cooperados de uma cooperativa agrícola
da região oeste de SC, que vieram passar o dia
numa feira em Chapecó (EFAPI). Com direito a show
particular do cantor Daniel e, portões abertos com
exclusividade de 6 horas de antecedência do
horário oficial de abertura da feira. Parte do dia
estava reservado somente para eles.

Ao anoitecer, hora de voltarem às suas
cidades e Estados. No meio do caminho..
A tragédia acontece..
A onipotência de um caminhoneiro fazendo a
ultrapassagem de outra carreta, na contramão,
numa rodovia sem acostamento por vários km,
estreita e sinuosa, ante a sua bestialidade,
“achou” que a rodovia lhe pertencia.
Apenas achou... colidiu frontalmente com um
ônibus, lotado de felicidade e contentamento.
Sete vidas se perdem no ato..

Ambulâncias, bombeiros, médicos, enfermeiros,
policiais, guinchos e voluntários tentando salvar
e resgatar a vida dos sobreviventes..

Triste ilusão de quem achou que aquilo era uma
tragédia, ela estava apenas por vir.
A onipotência de outro caminhoneiro, aliada a
bestialidade e irresponsabilidade, ao invés de
barranquear (termo usado para jogar o caminhão
para fora da pista) e tentar evitar o atropelamento,
de quem prestava socorro ao primeiro acidente,
literalmente passou por cima de tudo e de todos.
Esmagando corpos, lançando guincho, ambulância,
viaturas e caminhão de bombeiro ribanceira abaixo.
Mais dezenove vidas se perdem no ato do arrastão.

A primeira colisão foi fruto da irresponsabilidade.
Fato incontestável e inegável.

E a segunda colisão..
Problemas mecânicos??
Caminhoneiros autônomos ou transportadoras
que fazem regularmente a manutenção e revisão
do caminhão e frota, dificilmente apresentarão
problemas mecânicos. Os problemas mecânicos
que eventualmente acontecem, na maioria das
vezes é em decorrência da falta de revisão,
manutenção e troca de peças. A certeza de que o
grande, o poderoso, o potente, o turbinado sempre
levará vantagem numa colisão (raras exceções),
faz com que muitos empurrem com a barriga
aquela troca de peças que deveria ter ocorrido no
mínimo a 6 meses e a troca de pneus, que apenas
vai ficando para o próximo retorno.

O que era para ser apenas um dia atípico para
cooperados e seus familiares, fugindo da rotina
pesada da roça e do campo, terminou com um
manto de sangue sobre o asfalto, ferros retorcidos,
cargas derramadas, corpos mutilados, 26 mortos,
entre eles 3 bombeiros, 1 policial, 1 cinegrafista
e mais de 100 feridos.

Este é o triste e trágico resultado do homem
querendo brincar de Deus, esquecendo que a
onipotência pertence apenas ao altíssimo.

(Lélia-LMSPP)

Requiem K626-Offertorium

Domine Jesu Christe
Senhor Jesus Cristo, Rei da Glória,
livrai as almas dos fiéis defuntos;
livrai-as das penas do inferno
e do lago sem fundo; livrai-as das garras
do leão, para que não sejam confundidas
nos abismos nem precipitadas nas trevas.
Que São Miguel, o Príncipe dos anjos,
os guie até a luz santa:
o que haveis prometido a Abraão
e a toda posterioridade.