Confiança


Confiança
Publicação original 24.09.2007



Quantas vezes você já ouviu alguém te
dizer eu confio em ti ??
Com certeza, enumeras vezes.

Quantas vezes alguém disse para outrem
que poderia confiar em ti??
Talvez algumas poucas vezes.

Quantas vezes você confiou e teve esta
confiança traída e aniquilada??
Provavelmente te perderás na contagem.

Confiar..

Há tantas explicações sobre o que é
confiar, porém, eu prefiro a que diz:

“A confiança entre duas pessoas é determinada
pela capacidade que elas têm de prever o
comportamento uma da outra.”

Como saber então se esta confiança é
real, interesseira ou blasfêmia??

Para dizeres que confias em alguém é preciso
que acreditem numa mesma escala de valores,
que os interesses caminhem na mesma direção,
que comunguem a solidariedade e saibam se
colocar um no lugar do outro.
Que as confidências não virem trapaças,
que haja liberdade nos diálogos,
que a formalidade seja aquebrantada,
que ambos estejam sempre de braços
abertos para acolher um ao outro.
Que a linha da compreensão forme um círculo.
Sem isto, não há confiança.

Seguindo tudo isto acima,
já confiei muito e quebrei a cara...
Então, como confiar nas pessoas?

É simples:
Confiando naquilo que acredito!!

Não haverá de ser a “cara quebrada” que me
tirará a capacidade em acreditar nas pessoas.
A capacidade em não ver maldade
em tudo e em todos.
Continuarei a acreditar nas pessoas mesmo
sabendo que poderei me magoar novamente,
que levarei outras rasteiras, que poderei ser
enganada e ludibriada novamente.
Nada disto afetará a minha capacidade
em estender as mãos para quem precisa,
em oferecer um ombro amigo,
em servir de refúgio e âncora para quem não
for pobre de espírito e estiver se rastejando
pelos becos e guetos, mas vestidos de
tafetá para usurpar vantagens.

Continuarei chorando minhas aflições sim,
por vezes não olhando para trás,
noutras voltando e me ajoelhando.
E, com a maior displicência, irreverência
e simplicidade, continuarei a confiar confiando.

No dia que não tiver mais capacidade em confiar
nas pessoas, com certeza estarei entrando no
submundo da miséria e das trevas, habitado por
aqueles que renegam e subjugam a fé.

(Lélia-LMSPP
)





Image and video hosting by TinyPic