Aparências Enganosas

Aparências Enganosas


No mundo real as aparências enganosas acompanham-nos em cada passo dado, incessantemente. Sejam elas fisionô- micas, financeiras ou sociais. Não há como evita-las, elas estão tão arraigadas que é insano dizer que é apenas imagi- nação fértil de quem as vê ou senti. No mundo virtual não é diferente, porém, a intensidade das falsas e perniciosas a- parências é avassalador.

No mundo virtual temos os personagens amistosos, as cari- caturas benévolas, boa pinta e apaziguadoras. Algumas são reais, muito poucas no contexto geral, mas há. Porém, é infinitamente maior a quantidade de máscaras que exibem uma falsa afabilidade do que no mundo real. A máscara da hipocrisia que desempenha sempre o mesmo papel, utili- zando de artimanhas e falsetas para estar em evidência ou, para não dar o braço a torcer para o outro, com medo da frustração e decepção caso saibam quem é o verdadeiro ser por detrás das aparências enganosas.

Na competição desenfreada por status e prestígio dentro de alguns espaços virtuais, há quem incorpore aparências nos personagem de tal forma que, no andar da carruagem, não sabem mais o que é real ou imaginário. Estão tão envoltos e dominados pelas mentiras/fantasias que, acreditam piamen- te nas falsas aparências que incorporaram ao nick/nome, perdendo com isso a humildade e, esnobando os demais por ser quem julgam ser.

A aparência enganosa do mundo virtual coíbe a naturalida- de e espontaneidade de quem freqüenta o meio, pois há apenas a sua verdade e vontade escondida atrás de pala- vras melodramáticas, tolas ou amorosas. Escondida na ne- cessidade de arrotar méritos passados, ovacionar a devo- ção e adoração que imaginam propagar.

As aparências enganosas divertem-se, riem, discutem, cho- ram, exigem, convergem, dançam, pintam e bordam com no- vos nicks/avatares como se o mundo estivesse repleto de tolos, limitados e desesperados. Porém, o que estes seres talvez não saibam é que, as aparências enganosas apenas convencem a quem vive do mesmo. A casca muda, mas a essência continua a mesma. O lado divertido dessa engana- ção é que, pessoas outrora rejeitadas e espezinhadas, com nova roupagem e máscara, convivem e interagem como se nunca houvesse tido um entardecer negro e turbulento.

As aparências enganosas podem enganar muitos por muito tempo. Porém, quando aprendemos a ler o que está escrito nas entrelinhas, as máscaras se quebram e o verdadeiro eu fica desnudo. Revelando uma fuga voraz da realidade que vivem. Revela-se o medo de olhar para o espelho e aceitar realmente como são, sem fantasias, formas dissolventes, pseudo-personagens ou sombras conturbadas.

(Lélia-LMSPP)



Image and video hosting by TinyPic