Tenha Personalidade

Tenha Personalidade


“Odeie-me pelo que sou, mas não queira
amar-me pelo que não quero ser”.
Quem ainda não leu esta frase deve pensar:
Não seria o inverso ou algo parecido?
Afirmo que está correta, foi escrita por mim
há muitos anos e, é minha filosofia de vida.

Os indivíduos “supostamente” agraciados por
Deus de forma inolvidável, adoram debochar
desta minha filosofia um tanto quanto estranha.
Devo concordar que é estranha para aqueles
que necessitam de aplausos para alimentar o ego.
Para aqueles que necessitam viver de aparências por
serem extremamente vulneráveis emocionalmente.
São tão vulneráveis que raras vezes ousam falar ou
escrever o que realmente sentem e pensam por
medo de serem rejeitados, ignorados, esquecidos,
questionados,debochados ou tripudiados.

É verdade também que, muitas vezes paga-se
um preço caro por dizer o que se pensa e sente.
Porém, este preço, caro jamais terá o poder de
suplantar uma personalidade espontânea e alegre.

Quando preciso de ajuda no photoshop, com a maior
displicência e cara-de-pau peço socorro para a Kelin,
que trabalha na edição de uma loja fotográfica.
Alguns dias atrás precisei de ajuda. Era por volta das
15:00hr. Entrei na loja e fui direto para a sala de
edição (tenho a liberdade de fazer isto com a devida
autorização da “chefa mor”, minha amiga querida).
Nem havia sentado direito, a Keu me mostrou uma
pequena foto e perguntou o que eu achava.
Sem pestanejar respondi: - horrível.
Ela fez cara de emburrada e respondeu: - magoei.
Eu:- e daí, continuo a achar ela feia.

Talvez, como a maioria faria, deveria ter dito que
era interessante, bonita, diferente, fofa, jamais
horrível. Até aqui, não sabia sobre o que se tratava,
ela apenas havia pedido minha opinião.

Dizer ser horrível é fácil, porém, é preciso justificar.
Disse-lhe que a foto era interessante, mas aquele
esfumaçado branco estava feio, aquilo tirava o
impacto visual da imagem, induzia à depressão.
Apenas depois disto pedi para ela explicar do que
tratava-se. Detalhou e mostrou a pesquisa. Era um
trabalho da faculdade envolvendo um dos quatro
elementos da natureza. Ela optou pelo fogo.

Depois de estar inteirada do assunto, expus minha
opinião e fiz uma breve explanação sobre o tema.

Na verdade, a minha concepção era idêntica a dela.
A sedução do impacto visual que não convergia.
Sei opinar que é uma maravilha, mas executar é
outra coisa..rs. Como não haveria de ser diferente,
a nossa futura design gráfica assimilou com maestria
e sintonia o tal do “poder do impacto visual”.
Aquele que induz a jogar e apostar mais .

Poucos dias depois fiquei sabendo que, foi neste
dia do meu “horrível” que ela teve de apresentar
para toda a faculdade seu projeto e criação. Pois
estava disputando uma vaga para participar de um
concurso renomado nesta área da criação gráfica...

“Kelin:
- Segundo o briefing, já com tema e orientações
em sala, foi desenvolvido o jogo de cartas de Poker.
Com muito esforço, dedicação e pesquisa, precedido
de críticas antes mesmo da apresentação, foi
possível concluir um trabalho de ótimo resultado.
Críticas estas, por sinal muito boas e sempre
construtivas, como da amiga Lélia que não teve
medo de falar a verdade e, fizeram com que,
alterações em pequenos detalhes, o transformassem
num trabalho ainda mais rico e interessante. Meu
projeto foi aplaudido e aprovado. A vaga é minha.”

Quando escrevo, tenha personalidade, refiro-me as
palavras e ações reproduzidas fielmente de acordo
com o que há na mente e no coração. Seja honesto
nas atitudes e nas palavras. Diga sim ou não, aprove
ou desaprove, discorde ou concorde, porém, de
forma construtiva, indicando opções e possibilidades.
Agindo desta maneira, quando pedirem tua opinião
ou ajuda, saberão que poderão confiar na resposta
ou ação, pois haverá sinceridade.

Palavras honestas, sem deboche ou humilhação,
não exigem que sejamos aquilo que não queremos
ser. A não ser que, prefiramos agir com soberba e
prepotência para depois esconder-se atrás de um
nick ou anonimato como é habitual no mundo virtual.

(Lélia-LMSPP)

Image and video hosting by TinyPic