Faxina de Natal

Faxina de Natal

Tem certas coisas que nunca consegui assimilar
direito, uma delas é a tal faxina de natal.
Tira, arreda, puxa, sacode, esfrega, troca,
continua esfregando, escova, lava..
Pergunto-me:
Porquê esta loucura? parece que nos meses
anteriores (todos), nada foi limpo ou mantido
organizado .....aiii jesuuis, não entendo isto.
Que gente doida..

Porém, há uma certa faxina que devemos fazer
sim e, desta não esqueço, mesmo que queira.
É a faxina do coração, dos sentimentos,
das mágoas, dos ressentimentos, das coisas
ruins e das boas e maravilhosas também.

É época de libertar e faxinar a alma que
sofre em ânsia e solidão ante todas as maldades,
incompreensões, injustiças e adversidades
acumuladas durante o decorrer do ano.

É hora de abrir as janelas e deixar o brilho da Luz
Divina encobrir a escuridão que fomenta a agonia
acumulada por lágrimas não derramadas.

É hora de abrir todos os arquivos e deletar quase
tudo que traga más lembranças. Preservando
apenas aqueles que serão úteis judicialmente
e os arquivos marcados com um X vermelho.. O X
da sobrevivência, da dignidade, do amor próprio
e, a relação das pedras que devem ser mantidas
fora do teu caminho, mas sob constante vigilância
para não voltarem a interpor-se no teu caminho.

É hora de espanar as relações interesseiras e
dúbias. Esfregar com escovão de aço o nome
de todos que de uma forma ou de outra foram
causadores e geradores das nuvens negras
que por vezes fizeram-se presentes no dia a dia.

É hora de lustrar e guardar numa caixinha forrada
de veludo bordô com filetes dourados as amizades
e as relações que não precisam de muitas palavras
para serem mantidas, regadas e arraigadas.

É hora de sacudir a roupa de mamãe-noel,
arrumar o vestido, a touca e luvas para poder
proporcionar momentos de jubilo ímpar.

É hora de arredar, puxar, sacudir, esfregar,
escovar e arejar tudo que te deixa feliz,
radiante, enaltecido e com uma vontade
imensa de nunca desistir, fraquejar ou
esmorecer ante a pequenez e insignificância
de meros viventes, carentes, doentes ou dementes.

Faxina de Natal..
Rejubilo da cristandade e
manancial da humildade.

(Lélia-LMSPP)


Weihnachten Bin Ich Zu Haus
Estarei em casa no natal

Ich geh meinen Weg auf der großen Welt,
Eu ando meu caminho por este mundo imenso
lebe das Leben wie’s mir gefällt.
vivo a vida como me agrada.
Der Himmel ist weit, die Sonne die scheint
O céu está longe, o sol brilha
und ich freu mich wenn das Glück es gut mit mir meint.
e alegro-me quando a sorte é boa comigo.
Doch fällt über Nacht dann leise der Schnee,
Mas então a neve cai silenciosa sobre a noite,
funkeln die Sterne und glitzert der See,
as estrelas piscam e o mar brilha
dann weiß ich, dass die Träume auf die Reise geh’n
então eu sei, que os sonhos irão viajar
und vor der Erinnerung bleiben sie steh’n.
e diante das lembranças permanecerão parados.

Weihnachten, Weihnachten bin ich zu Haus,
Natal, Natal, estarei em casa,
wenn auch nur im Traum.
embora apenas em sonho.
Weihnachten steh ich bei Mutter zu Haus
Natal, estarei em casa com minha mãe
unter dem Tannenbaum.
Sob a árvore de abeto.
Ich hör die Glocken der Heimat,
Eu ouço os sinos da pátria,
seh zwei Menschen, die mir ihre Liebe geschenkt.
Vejo duas pessoas, que seu amor me presentearam.
Sie sind leider nicht hier,
Infelizmente eles não estão mais aqui,
doch die Tränen von mir sagen heute habt Dank dafür.
mas as minhas lágrimas hoje lhes agradecem muito por isto

Weihnachten, Weihnachten bin ich zu Haus,
Natal, Natal, estarei em casa,
wenn auch nur im Traum.
embora apenas em sonho.
Weihnachten steh ich bei Mutter zu Haus
Natal, estarei em casa com minha mãe
unter dem Tannenbaum.
sob a árvore de abeto.
Ich hör die Glocken der Heimat,
Eu ouço os sinos da pátria,
seh zwei Menschen, die mir ihre Liebe geschenkt.
vejo duas pessoas, que seu amor me presentearam.
Sie sind leider nicht hier,
Infelizmente eles não estão mais aqui,
doch die Tränen von mir sagen heute habt Dank dafür.
mas as minhas lágrimas hoje lhes agradecem muito por isto
(tradução Lélia-LMSPP)


Image and video hosting by TinyPic