Saudade, Doce Saudade!!


Saudade, Doce Saudade!!


Um sentimento inerente ao homem, que faz-nos lembrar de coisas vividas ou sentidas no passado.

Uma doce lembrança de algo que foi muito bom e trouxe felicidade, revivificando situações ou fatos que podem estar relacionados a pessoas, objetos, cheiros, lugares, animais..

É uma sensação estranha e gostosa de sentir, que faz-nos esboçar um sorriso involuntário, um suspiro arfado e o coração se comunicando com todo o corpo.

A saudade não tem dia nem hora para se manifestar, ela surge do nada,
vem se instala e arrebata-nos.

- Ao sentir o perfume de ranúnculos, cinamomos, cravinas, camélias, e laranjeiras, sou transportada ao passado, para a infância.
Ouço o sorriso de minhas avós e vejo a dedicação delas para com os canteiros imensos de flores variadas, do quão difícil era para elas convencerem os netos(as) que as flores eram apenas para serem apreciadas com os olhos, não com as mãos (como era bom roubar as flores da vovó e enfeitar a casinha de bonecas).

- O cheiro de galinhada (risoto para alguns), de paleta suína assando na caçarola de ferro, cuca de uva e strudel, me faz reviver as “festas da colheita”, onde toda a família se reunia, as crianças não podiam se misturar com os adultos.

Saudade não é tentar resgatar o que outrora aconteceu, é a certeza de não podermos romper os elos com o passado, é manter em nosso coração o que não mais podemos possuir e, reviver com prazer o que nos fez felizes.

Temos saudades apenas do que foi bom, que maravilhou nossas vidas.
É uma sensação individual, intransferível e única.
É prazeroso sentir a doce saudade porque,
ela da-nos a certeza de que experimentamos a felicidade e fomos venturosos.

Dizem que saudade não tem cor, mas pode ter cheiro.
Não podemos ver nem tocar, mas sabemos quão grande é..

A única certeza que podemos ter é que este sentimento não se define, se sente e, é a prova de que aquilo que causou a saudade ainda continua vivo dentro de nossos corações, motivando-nos e renovando as esperanças, impedindo que a solidão e a dor se instalem.

Saudade..
é mais fácil entender do que explicar.
(Lélia-LMSPP